Cabana de Índio oferecida à CSP de S. João das Lampas
Mesa Octogonal oferecida à Confraria de S. Vicente de Paulo
* Vídeo publicado em A Nossa Caixa - YouTube.
O Sistema de Gestão Ambiental, projeto integrado no âmbito do Programa de Sustentabilidade da Caixa, tem procurado reduzir os impactes ambientais da sua atividade, implementando diversas iniciativas em áreas relevantes: energia, água, emissões de CO2, resíduos, consumo de materiais, entre outros. Atenta à importância de uma gestão eficiente dos resíduos, a Caixa identificou como oportunidade de melhoria o desenvolvimento de um circuito para a reciclagem de cartões caducados ou inutilizados. Através desta iniciativa, os cartões, bancários (caducados ou em fim de vida útil) e não bancários (por exemplo, cartões de fidelização em plástico), são passíveis de serem valorizados através da reciclagem do plástico.
A Caixa está empenhada em desenvolver abordagens inovadoras que maximizem a valorização dos resíduos, transformando-os em equipamentos que impactem positivamente a comunidade e o ambiente. Entregue os seus cartões obsoletos em qualquer agência da Caixa para serem reciclados. Garantimos a confidencialidade dos dados do seu cartão e contribuímos para a proteção do ambiente através da reciclagem do plástico. Todos juntos e com pequenos gestos, podemos contribuir para um futuro melhor.
Os resíduos de PVC provenientes da destruição destes cartões são incorporados na produção de peças de mobiliário urbano em plástico 100% reciclado. Este processo conta com a parceria da Extruplás, empresa responsável pela recolha e reciclagem dos cartões, bem como pela produção das peças de mobiliário urbano que a Caixa oferece a instituições de solidariedade social.
As primeiras entregas de mobiliário urbano decorrentes do processo de reciclagem de cartões bancários dirigiram-se a duas IPSS vocacionadas para crianças e idosos identificadas pela ENTRAJUDA.
Cabana de Índio oferecida à CSP de S. João das Lampas
Mesa Octogonal oferecida à Confraria de S. Vicente de Paulo
* Vídeo publicado em A Nossa Caixa - YouTube.